O verdadeiro guerreiro de Cristo.
I Sm 17.12-26
Davi é um dos personagens mais conhecidos da Bíblia: pastor de ovelhas, músico (tocava harpa), poeta (ou salmista), general de guerra (no reinado de Saul) e, rei de Israel. Um homem que agradou o Senhor (I Sm 13.14).
Destacaremos esse episódio da vida de Davi, uma batalha aparentemente natural, mas que, na verdade, foi uma guerra espiritual, em que o nome do Senhor estava sendo afrontado.
Golias, o gigante filisteu, durante 40 dias, de manhã e à tarde, afrontava os guerreiros de Israel (I Sm 17.16). E todos os israelitas estavam apavorados (v. 24).
Davi apascentava as ovelhas de seu pai quando este o mandou levar suprimentos a seus irmãos, que estavam na guerra, e trazer notícias (vs 17-20). Davi foi e lá ouviu Golias desafiar os israelitas. Foi nesta batalha que a vida de Davi tomou outro rumo e nunca mais foi a mesma.
Obter notícias de seus irmãos foi a aparente finalidade da ida de Davi ao lugar da guerra. Mas Deus sabia que nenhum dos homens de Saul enfrentaria aquele gigante que afrontava, não só o exército israelita, mas o próprio Deus de Israel. Por isso Deus moveu Jessé para enviar Davi.
Davi amava o Senhor, o Deus de Israel. Ele tinha intimidade com Deus e, por isso, se levantou como um verdadeiro guerreiro de Deus.
Vejamos, nesse episódio, três características que identificam o verdadeiro guerreiro de Cristo:
É corajoso (v. 26)
Davi não temeu. Ele não se acovardou e se dispôs a lutar (v.32). Todos estavam temendo o gigante. Estavam paralisados. A covardia não faz parte do caráter do guerreiro de Cristo.
Um único homem causou medo no exército inteiro! Ele representava um principado do mal.
Talvez o tamanho de Golias tenha intimidado os israelitas, ou as suas palavras, porém Davi não via Golias como uma ameaça real. Ele via Golias como um derrotado, um homem morto, como o leão e o urso que ele havia matado. Davi sabia que ele não tinha aliança com Deus.
Talvez você esteja como os homens de Saul, intimidado com o tamanho do inimigo. O gigante representa os problemas, as pressões, as dificuldades. Mas ninguém vence uma batalha sem lutar! O medo paralisa, não deixa lutar, mas quem não luta não conquista nem avança!
Os gigantes tentam intimidar, para que você não lute: "você não é capaz; você não conseguirá; eu sou grande e maior que você; você é pequeno...". Não dê ouvidos! O Senhor luta ao seu lado!
Davi também não se acovardou por ser jovem (v.33). Ele não permitiu que a sua pouca idade o detesse. Ele também não se acomodou por não fazer parte do exército do rei, pois ele sabia que fazia parte do Exército de Deus e se via como um guerreiro vencedor (v.37).
Não importa se você é jovem na idade ou na fé, não se acomode. Levante-se para guerrear as guerras do Senhor (na família, no trabalho ou onde for necessário).
Usa as armas certas (v.45)
Davi não entrou na luta com a armadura que o rei lhe ofereceu e nem com armas do exército. Ele levou as armas que usava para defender as ovelhas: o cajado, cinco pedras lisas do ribeiro, alforje e uma funda (I Cor 1.27; II Cor 10.4). Golias estava bem armado e, aparentemente, protegido com sua armadura. Ele pensava que tinha as armas certas.
Então Davi disse ao gigante: "Quem é esse incircunciso???... eu, porém, vou contra ti em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tu tens afrontado".
Golias simboliza um principado de intimidação, que atua para deter a obra de Deus em nossas vidas, por isso precisamos lutar contra ele, usando as armas espirituais (Ef 6.12-13).
Alcança a vitória em Deus (vs. 48-51)
Todo guerreiro tem um objetivo: ganhar a luta e a guerra. Mas para Davi essa guerra tinha um objetivo maior: honrar o nome do Senhor. Davi estava firme nesse propósito (v.47). Ele tinha tanta convicção que o Senhor lhe daria vitória que usou apenas uma das cinco pedras que escolheu. Só com uma pedra derrubou o gigante! Mas não basta derrubar o gigante, tem que acabar com ele, arrancar-lhe a cabeça. Nós, por nós mesmos, não podemos destruir os gigantes que nos aparecem, mas quem luta contra nós luta contra Deus, pois Ele está ao nosso lado. Jesus já nos deu a vitória através do seu sangue na cruz do calvário.
Conclusão
Temos muitas batalhas para enfrentar, de todos os tipos. Muitas vezes o Senhor nos leva para esse campo de batalha porque está nos levantando como guerreiro das suas guerras, e, nesse campo, não espere alguém mais corajoso, mais capaz, mais dinâmico, levante-se! Tem guerra que só você pode lutar, mais ninguém. Já pensou se Davi se acovardasse? O gigante e os filisteus teriam vencido e nada iria mudar na vida de Davi. Se você não se levantar como guerreiro das guerras de Deus, nada vai mudar na sua vida! Mas se, ao contrário, você se levantar, com coragem e usar as armas espirituais (2Cor10.4), com certeza você alcançará vitórias em Deus. E assim sua vida será de fé em fé, de glória em glória e de vitória em vitória!
Grupo Guerreiros de Cristo.